"Aqui no entanto nós não olhamos para trás por muito tempo, Nós continuamos seguindo em frente,abrindo novas portas e fazendo coisas novas,Porque somos curiosos... e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos.

Siga em frente."



Walt Disney


Meus amigos Seguidores

sábado, 18 de maio de 2013

TEXTO DE PATRICIA PORTO SOBRE ARTESANATO E MODA

Estava pesquisando e me deparei com um texto que se refere a moda e artesanato ,vejo que o artesanato acompanha a moda dês dos  primórdios, A moda se apropria dos mais variados elementos culturais e sociais para criar tendências e lançar novos produtos no mercado. 

Portanto, a moda também se apropriar de elementos populares, como o artesanato que pode estar presente de  diversas formas, seja nos acessórios, na customização de peças, bordados e aplicações. 


"O artesanato virou moda e é super fashion. A incorporação do artesanato à moda é algo tão antigo quanto a civilização. O artesanato está presente desde o uso do couro na vestimenta do homem pré-histórico às suntuosas vestes sobrepostas de bordados do Renascimento. Com a industrialização, o artesanato perdeu seu destaque na moda. Porém a indústria também trouxe a mesmice, que saturou sua relação com a moda. O tempo em que estar em voga significava vestir-se igual aos outros passou, a padronização perdeu o seu lugar. A excessiva massificação das roupas ocorrida nos últimos anos é apontada pelos designers e estilistas como excelente geradora de oportunidades para a inserção de técnicas manuais em peças de vestuário e acessórios. Portanto, bordados, crochê, aplicações, entre outras técnicas, estão em alta no mercado de moda. O artesanato e as artes manuais nas peças de vestuário dão um "up" a produção. Os estilistas têm descoberto no artesanato uma nova inspiração para suas criações. Desde então, são feitas parcerias com comunidades de costureiras para o desenvolvimento de suas peças, que vem proporcionando resultados positivos, graças à beleza e originalidade que o artesanato tem agregado às suas criações revelando as mil e uma possibilidades de seu uso, agregam valor e um diferencial inovador, além de ditar a moda nos principais, e mais exigentes centros consumidores do Brasil e exterior."-PATRICIA PORTO 


As relações que se estabelecem entre a moda e o artesanato se expressam de 
várias formas: o artesanato como fonte de inspiração para a moda e, a moda buscando alguns conceitos presentes no artesanato. 

aqui algumas fotos que encontrei com referência artesanato:

Acessório tiara  

Acessório pulseiras

 look com artesanato, a Riachuelo e parceira oficial da moda,a tendência da arte esta na maioria de suas peças confiram no site:http://www.riachuelo.com.br

Acessórios colares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentarios e perguntas